Testamento em vida
Um testamento em vida é um tipo de documento que representa a última vontade do falecido sobre para quem vai cada parcela de seus itens ou parte do patrimônio, este documento evita inúmeros litígios quando é feito da maneira correta.
Existem três tipos de testamentos: público, particular e fechado (ou cerrado).
Cada um tem grau diferente de confidencialidade e características específicas. É o formato mais seguro. Precisa ser feito no tabelionato de notas (um tipo específico de cartório), na presença do tabelião e de duas testemunhas
Caso o falecido não deixe herdeiros necessários, todo o patrimônio pode ser destinado para qualquer pessoa, por meio do testamento.
Quanto custa para fazer um testamento?
O valor varia de estado para estado. Em São Paulo, um testamento público ou fechado custa aproximadamente R$1.746 mais o ISS (imposto municipal que não pode ser maior que 5%). Fora os custos da assessoria jurídica que pode ser acordada entre o cliente e o advogado.
O preço do cartório é fixo, não muda conforme o tamanho do patrimônio.
Caso a pessoa não tenha condição de ir ao tabelionato, alguns cartórios cobram uma taxa extra para enviar um funcionário até o testador.
O testamento particular não tem custo.
Basta que o documento preencha todos os requisitos descritos na lei.
Por outro lado, esse modelo também não apresenta a segurança de um testamento em cartório.
O auxílio de um advogado é recomendado, pois será elaborado um documento de acordo com as diretrizes legais, assim, evitará problemas na partilha dos bens.
Kommentarer